09 julho 2014

Importância do Alongamento



Alongamento não é restrito a quem pratica algum tipo de atividade física, ele deve ser praticado por todos e a diferença no seu dia a dia será sentida desde o primeiro dia.
Eu faço aula de alongamento três vezes na semana, quando eu falto essas aulas sinto uma diferença enorme! O corpo fica leve depois dessa aula.


Por que o alongamento é tão importante?

* Melhora a circulação sanguínea;
* Melhora a postura;
* Alivia tensões;
* Disponibiliza maior flexibilidade;
* Faz com que suas articulações tenham maior amplitude de movimento;
* Reduz o risco de lesões;
* Diminui dores musculares após exercícios.

Todos os músculos do seu corpo podem ser alongados! Desde a cabeça até o os pés! Quem pratica alongamento desde cedo tende a ter uma qualidade de vida superior a quem não pratica. Meu trabalho de conclusão de curso (TCC) da faculdade foi sobre alongamento em idosos, o resultado após a inserção do alongamento no dia a dia do idoso que estudamos foi incrível!  Ele ganhou flexibilidade em pouco tempo.
Antes da atividade física eu recomendo um aquecimento sem alongamento estático, isso irriga seus músculos e prepara para o exercício. Muitos defendem essa idéia de não alongar antes, estudos indicam que alongamento estático antes dos exercícios diminui a força muscular para o treino, opte por “alongamentos dinâmicos”, tipo aqueles que os jogadores de futebol fazem antes dos jogos.  Após os exercícios dedique um tempo maior a cada grupo muscular, de no mínimo 30 segundos, isso alivia as dores pós treino.


Eu, como fisioterapeuta, sou fã de carteirinha do alongamento, pratico e super recomendo.


Um Beijo*




Google Analytics Alternative