23 julho 2014

Sono de beleza ...e saúde!



Quem aí adora um soninho..uma sonequinha, um cochilo levanta a mão o/ EUUUU. Genteeee dormir é bom demais!!! Pena não ter tempo para dormir bastante rsrs. Sempre leio em matérias de revistas e em entrevistas com médicos que o recomendável para uma vida saudável e bem estar são oito horas de sono. Isso é uma média, existem pessoas que ficam satisfeitas e descansadas dormindo menos que isso, para mim oito horas não é o suficiente, mas infelizmente nem oito horas eu tenho tempo pra dormir, durmo em média seis horas por dia (fico mortaaaaa) mas fazer o que né.. por enquanto não dá.


 O sono da beleza não é mito. Ficar uma noite sem dormir ou dormir mal estampa "na cara" : "Tô acabadaaa" rsrsrs. Sabe porque? quando dormimos pouco o nosso corpo libera uma substancia chamada cortisol ( um dos hormônios do estresse). Essa substância em excesso inibe a produção de colágeno consequentemente sua pele não ficará tão bonita. Outra coisa, se você é "maromba pura", pratica musculação ou outra atividade física, precisa dormir bem! Durante o sono nossos músculos se regeneram.

Enquanto dormimos nosso cérebro descarta as células mortas e moléculas que impedem as conexões entre os neurônios. Dormir faz bem pra memória e ajuda a prevenir o Alzheimer.

Se você tem dificuldade para pegar no sono evite o uso de celulares perto da hora de dormir, tire a TV do quarto e relaxe...prepare o ambiente do seu sono, deixe escurinho e aproveite. 
 O sono é comandado por um hormônio chamado melatonina, produzido pela glândula pineal, que fica no meio do cérebro. ...ele que nos faz dormir e acordar em ciclos de 24 horas. Quando a luz vai diminuindo o nível de melatonina vai aumentando, com isso o sono chega. Quando amanhece (e aumenta a luz) o nível de melatonina diminui e nós acordamos. Lembro uma vez que um professor da faculdade disse que se você tem um bebê que não dorme, experimente sentir sono e amamente - o tranquilamente. Quando a mãe está agitada ela passa isso pro bebê e consequentemente ele ficará "ligadão" rs. Então relaxe e depois amamente, se for possível em um ambiente escurinho. 

Para dormir bem:

*  Estipule um horário para dormir, assim seu corpo fica habituado e as chances de insônia diminuem;
* Evite as refeições pesadas a noite:
* Faça um "ritual" antes de dormir. Pode ser um cuidado de beleza, uma auto massagem nos pés ou outra atividade relaxante. Assim seu cérebro vai percebendo que você está perto de dormir.


Espero que essas dicas sejam úteis e vocês durmam muito bem a partir de hoje! 


Um Beijo*

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