29 junho 2015

#cronogramacapilar: O que é?!

Cronograma capilar é um esquema de tratamento que vem ficando famoso e fazendo a cabeça das que amam seus cabelos. Nada mais é do que uma tabela que divide tratamentos em dias específicos da semana, tipo uma agenda. Cada pessoa pode adequar de acordo com o que o cabelo estiver mais precisando. Os tratamentos são: hidratação, nutrição e reconstrução. No primeiro mês recomendo que faça o cronograma oficial e depois adapte o cronograma às necessidades do seu cabelo. 



Deve-se também aguardar 48 horas entre um procedimento e outro.


  Deve observar que queratina em excesso traz danos aos fios (queratina é usada na reconstrução), outra coisa importante é nunca realizar uma reconstrução sem uma hidratação na etapa anterior.

O que é hidratação

A hidratação repõe a água perdida no dia a dia e protege o cabelo de agressões. Sem hidratação os cabelos ficam secos, opacos...sem vida. E no caso dos cacheados ficam muito indefinidos.

O que é Nutrição

A nutrição repõe as gorduras dos cabelos, os óleos e tal. É tipo um “alimento” para o cabelo, quando está nutrido, o fio retém a água da hidratação, ajuda a selar os nutrientes dentro do fio que sempre fica brilhoso e muito macio.

O que é reconstrução

É a reposição de massa capilar. A massa capilar é perdida muito facilmente, no dia a dia com vento, sol, poluição e após processos químicos. A reconstrução preenche as falhas que esses danos causam nos fios.

Por onde começar?

O ideal é começar pela hidratação, um cabelo hidratado recebe melhor os nutrientes que serão oferecidos ao longo do cronograma.

Como saber o que meu cabelo precisa mais?

Observe seus fios. Se estiverem quebradiços, com frizz e aparentando ressecamento, eles precisam de muita hidratação. Se você realizou processos químicos,  a nutrição vai repor os lipídios(gorduras). Se o seu cabelo estiver áspero e poroso ele precisa de reconstrução, que vai repor a massa. Existem salões que fazem  esse tipo de análise de forma profissional, caso você encontre dificuldade.

Aos poucos vou trazendo mais dicas sobre cronograma. Hoje para começar trouxe bem resumido, de uma forma prática e de fácil entendimento. Qualquer dúvida deixe um comentário! Compartilhe também com a gente os benefícios que o cronograma trouxe pra você.


Beijão!


Google Analytics Alternative