31 julho 2015

#cronogramacapilar: Hidratação


Hoje vim falar com vocês de uma etapa super importante do cronograma: a hidratação!

Como eu disse do post anterior sobre o cronograma capilar, a hidratação deve ser a primeira etapa a ser feita. A reposição de água que a hidratação traz, deixa os cabelos saudáveis e claro, mais bonitos, com aparência de vitalidade.

Como saber se o produto é para hidratar?


Tenha o hábito de ler a composição dos produtos, as vezes a "parte da frente" vem escrito HIDRATAÇÃO mas quando lemos a composição não tem tanto ativo hidratante.

1. Procure no  rótulo: Aloe vera, Panthenol, Bepantol,Vitaminas, Sacarose, proteína de aveia, soja, glicerina (glycerin, glicol, gliceryl), silicones (quase toda máscara possui silicones, pois eles ajudam a reter a hidratação. Um exemplo dele é o  Dimethicone. Farei um post falando dos tipos de silicones e quais deles são prejudiciais) e extratos botânicos.

Dica: Existem componentes que estão quase sempre em todas as máscaras:
*Água;
*Cetearyl Alcohol / Behentrimonium methosulfato (dá a textura da máscara);
*Glicerina (mesmo quando não é predominantemente hidratante, geralmente ela está presente nas máscaras
.
2. Observe a ordem do componente no rótulo: Geralmente as máscaras são hidratantes e reconstrutoras ou mesmo vem escrito "Hidrata e nutre". Para saber qual a maior concentração na formula observe qual nome vem primeiro na ordem dos componentes. Se uma máscara vier escrito por exemplo Bepantol ou Panthenol em primeiro lugar, ela é mais hidratante. 

3. Resultado pós aplicação: Se após a aplicação seu cabelo ficar leve, solto, macio essa máscara é mais hidratante mesmo. Porém, se ficar "pesadinho" essa máscara foi nutritiva. Quando uma máscara é mista, não podemos dizer com certeza se ela é hidratante, reconstrutora etc...pois cada cabelo vai reagir de uma forma dependendo do que ele estiver "precisando mais"


Então é isso! Eu classifico as minhas máscaras hidratantes assim. Lembrado que cada cabelo é de um jeito e aceitam os produtos de formas diferentes. Não existe regra absoluta quando falamos de cabelos. Espero que essas dicas ajudem vocês a cuidarem dos cabelos e a levarem a frente o cronograma!


Beijo*

Google Analytics Alternative