14 agosto 2015

#cronogramacapilar NUTRIÇÃO





Hoje vou falar de Nutrição capilar. O que seria isso ?? Bom, quando um cabelo está desidratado ele precisa de hidratação, já quando o cabelo está desnutrido temos que alimentá-lo, nutrir os fios. A nutrição capilar repõe as necessidades lipídicas(gorduras).

Todo cabelo precisa de nutrição em algum momento, mas se seu cabelo é cacheado você nota que ele tem uma necessidade maior disso, porque os cacheados são mais ressecados devido a sua forma. Quando o cabelo está desalinhado, com frizz, sem definição e poroso ele precisa de NUTRIÇÃO

Como saber se um produto é nutritivo?



1. Procure no rótulo: Geralmente vem escrito na embalagem "máscara nutritiva", "nutrição" ou "butter treat". Algumas máscaras podem ter escrito que são para hidratar, quando na verdade são nutritivas, por isso leiam a parte "composição", não fiquem presas a ler somente a  parte da frente do produto.
 São muitas as substancias nutritivas, vou citar as mais frequentes: os óleos/butter ( óleo de coco - Coconut Oil; óleo de argan - Argania Spinosa Oil, etc), as manteigas ( manteiga de karité - Shea Butter; manteiga de murumuru - Murmuru Butter; manteiga de abacate - Avocato Butter; manteiga de cacau - Theobroma Cacao Butter e etc.) e as ceramidas. 

Existem óleos que tem papel hidratante e também máscaras mistas, então o resultado que essa máscara vai deixar no cabelo também é um fator a ser observado . O mais comum será ver nessas embalagens "óleo" e/ou "manteiga". Como eu disse no post sobre hidratação, observe a ordem que esses componentes aparecem... se os nutritivos estiverem em primeiro é porque esse produto é mais nutritivo. 

2. Observe o aspecto da máscara: geralmente as nutritivas são grossas, firmes e oleosas;

3.  Analisar o resultado nos cabelos: Cada cabelo responde de uma forma, tudo depende do "estado" em que seu cabelo se encontra. Máscaras nutritivas deixam o cabelo sedoso e mais "pesado", domados e com o frizz controlado. Podem reduzir um pouco o volume. 

Dica: Uma máscara hidratante pode "virar" nutritiva de você adicionar um óleo ou um pouco de manteiga vegetal (vende em lojas de produtos naturais pela internet)


RECEITA DE NUTRIÇÃO BARATA E PRÁTICA

UMECTAÇÃO COM AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM

Com os cabelos sem lavar e secos aplique mecha a mecha o azeite de oliva extra virgem ( tem que ser o extra virgem por ser 100% vegetal!!!). Após a aplicação aguarde por no mínimo 1 hora, se puder deixar mais tempo melhor ainda ( pode aplicar a noite e retirar pela manhã).

Lave o cabelo com shampoo até sentir que saiu todo o óleo, condicione e finalize como de costume.

O resultado é incrível! Em breve gravarei um vídeo mostrando a umectação, porque tenho recebido muitos pedidos.


Lembrando... todas as informações são baseadas nas minhas experiencias com o meu cabelo e minhas pesquisas. Não sou profissional! Apenas compartilho com vocês o que dá certo pra mim. 

Um beijo*
Google Analytics Alternative