29 janeiro 2016

Açúcar Demerara, por que escolher esse?



De uns meses pra cá estou tentando tornar a minha alimentação o mais saudável possível. Estou fazendo  reeducação alimentar e cortando o máximo de doces e açúcar das coisas que consumo. Incluí no meu dia a dia o açúcar demerara. Não consegui me adaptar aos adoçantes e queria uma opção saudável para cortar o açúcar cristal comum das minhas refeições, então escolhi o demerara.

Por que escolher o açúcar demerara?
 Em termos nutricionais ele é muito parecido com os valores nutricionais do mascavo, só que não deixa gosto diferente nos alimentos (o mascavo deixa um gosto de caldo de cana). O açúcar demerara é rico em vitamina B1, B2, B6, cálcio, magnésio, cobre, fósforo e  potássio, ele é muito nutritivo! Esse açúcar não passa pelo processo de refinamento, com isso as vitaminas e sais minerais da cana de açúcar permanecem. Não faz mal para o organismo por não conter resquícios de produtos químicos usados no processo de clarificação e branqueamento. O açúcar demerara adoça menos que o açúcar refinado e mais do que o açúcar mascavo. Ele passa pelo processo de secagem, que quer dizer que perde água e concentra mais doce.


Tabela nutricional do açúcar demerara (100g):



Vitamina B1: 0,01mg
Vitamina B2: 0,01mg
Vitamina B6: 0,03mg
Cálcio: 85mg
Magnésio: 29mg
Cobre: 0,3mg
Fósforo: 22mg
Potássio: 346mg
Calorias: 376 cal
Carboidratos: 97,33g


O açúcar demerara engorda?

Sim, engorda, a cada 100g de açúcar demerara temos cerca de 376 calorias e a mesma quantidade de açúcar comum tem 387 calorias. A diferença calória é muito pequena, porém os benefícios relacionados a nutrientes são incomparáveis! Consumindo o açúcar demerara , não estaremos consumindo aditivos químicos e isso é uma enorme vantagem. 

Se você consome o açúcar demerara ou pretende consumir, deixe seu comentário!


Beijo*
Google Analytics Alternative