13 janeiro 2016

Minha experiência com Lentes de Contato





Olá pessoal!


O tema "lentes de contato" sempre gera algumas dúvidas e por isso vim contar pra vocês minha experiencia com o uso delas.

Então.... eu uso óculos desde os 13 anos de idade e nunca gostei, sempre senti muito incomodo principalmente em dias quentes, na chuva e quando ia a praia nem se fala! Quando comecei a usar óculos, meu grau era baixo, apenas 1,75 de miopia e mais algum de astigmatismo (sim tenho os dois) e pouca coisa de diferença de um olho para o outro. Hoje em dia estou com 7,00 de miopia no olho esquerdo e 6,00 no direito, mais 2,5 em cada olho de astigmatismo, subiu bastante né?! E isso serve pra provar que não existe isso de usar os óculos certinho que o grau vai diminuir, isso é mito! Eu sempre questionei isso aos meus médicos e todos eles respondiam igual: "Seu grau pode subir ou diminuir independente de como você usa os óculos!". Eu sempre fui muito correta com o uso dos óculos, até mesmo porque eu não enxergo nada praticamente quando estou sem eles rs. Sempre quis usar lentes mas fui adiando porque achava que seria muito complexo o cuidado com elas, tinha medo de infecções etc. 

Em 2014 resolvi realizar essa vontade antiga de ficar livre dos óculos! Aproveitei que era o ano do meu casamento e eu não pretendia casar de óculos, fui ao médico, conversei com ele e foi prescrito as lentes tóricas (porque tenho astigmatismo e miopia). Minhas lentes são incolores e gelatinosas. No início tive muita dificuldade para colocá-as nos olhos e retirá-las também, mas isso foi passando com o tempo e prática. Eu só consigo colocar e tirar em frente o espelho, tem gente que consegue fazer isso sem espelho, mas eu não! Só que hoje em dia em menos de 30 segundos eu coloco ou retiro dos dois olhos! Muito fácil! Sinceramente foi a melhor coisa que fiz! Hoje eu posso usar óculos de sol e enxergar tudo rsrs...ir a praia sem ficar fazendo a metida que não fala com ninguém, porque hoje eu vejo todos os detalhes de tudo :D (que maravilha). 

Uso lentes com descarte mensal, em cada caixa vem 3 pares, só que eu tenho graus diferentes em cada olho por isso, compro duas caixas e consequentemente tenho 6 pares a cada compra. Cada par dura mais de um mês dependendo do cuidado que você tiver com suas lentes e se não usá-las todos os dias a tendencia é durar ainda mais. Eu uso praticamente todos os dias durante umas 12 horas mais ou menos e não sinto desconforto, acredito que isso se dá pela marca da lente que é ótima e pelo liquido de limpeza que eu uso que é o Bio True da Bausch&Lomb (mesma marca das minhas lentes que são SofLens® Toric da Bausch + Lomb). Um produto para limpeza de qualidade garante que as lentes fiquem hidratadas por mais tempo trazendo maior conforto aos olhos.

A diferença das lentes tóricas para as outras é que essa corrige o astigmatismo e a miopia! Sim, elas são geralmente mais caras que as comuns. Existem outras marcas mas eu recomendo o que eu conheço! Uso essa da foto abaixo:

                          
A primeira vez eu comprei com meu oftalmologista mesmo, depois pesquisando na internet achei a mesma lente pela metade do preço e lógico que comprei pelo site da segunda vez.
Comprei no site da Eótica, chegou tudo certinho, eu usei os dados que estavam na caixa da lente que comprei da primeira vez porque meu grau não tinha mudado, porém se seu grau for diferente você vai precisar da prescrição certinha para lentes de contato e sinceramente se seu médico não for seu super amigo ele não vai te dar. Isso acontece porque existe uma lei (sim uma lei pra isso!!!) que garante ao médico o direito de  não dar receita de lentes de contato...para garantir a saúde dos olhos dos pacientes ( eu penso que assim eles lucram vendendo pra gente o valor que eles acham de devem cobrar, absurdo ou não.. isso é Brasil!) Enfim.. eu comprei usando esses dados, mas no site da eótica eles transformam seu grau de óculos em grau de lente só que esse serviço eu nunca usei, então não sei dizer se funciona.


DICAS DE SEGURANÇA: LENTES DE CONTATO

* Lave muito bem as mãos com sabão antes de manusear as lentes tanto para colocar quanto para retirar.

* Não ultrapasse o período de validade delas;

* Não durma de lentes, digo isso mesmo que esteja escrito lá na caixinha que pode. Muitos médicos não recomendam e eu respeito isso. Um cochilo rápido de minutos não faz mal..mas mesmo assim eu sinto ressecamento nos olhos quando faço isso. Meus olhos são meu tesouro e acredito que os seus também sejam pra você, então cuide;

* Troque o estojo de armazenamento periodicamente, eles são baratos demais para ficar com pena de jogá-los fora;

* NÃO cozinhe de lentes de contato!!!! É super perigoso ficar perto de fonte de calor durante o uso de lentes, já vi casos tristes de acidentes causados por conta disso. Então se for cozinhar ou ficar muito perto de uma churrasqueira por exemplo, não use lentes. 

* Tenha um óculos independente das lentes, porque a noite você vai querer repousar seus olhos e os óculos ajudam também nos momentos que você não poderá estar de lentes.  

* Coloque as lentes ANTES de se maquiar e retire as lentes ANTES de remover a maquiagem;

* Use um colírio prescrito pelo seu médico, cuidado com colírios! Existem alguns que não podem ser usados por quem usa lentes. Sempre tenha  um colírio lubrificante porque se ao longo do dia cair algum cisco nos olhos, ou pegar um vento forte e dar sensação de ressecamento você pinga uma gotinha e volta a ter conforto. 


O texto ficou enorme!! rs... mas consegui resumir bem tudo o que eu procurei em sites e não achei antes de comprar as minhas lentes. Espero que ajude de alguma forma.

Um beijo* e até a próxima






OBS: Eu comprei as minhas lentes e não estou fazendo propaganda para o site e muito menos para a Bausch + Lomb. Recomendo porque é bom mesmo ;)
Google Analytics Alternative